Minha História

Desde criança, gosto de ler, escrever, desenhar e... criar! Adorava brincar de “escolinha” e ensinar todas as minhas bonecas a ler e a escrever.


Nos intervalos da brincadeira preferida, a segunda brincadeira preferida: pegar o gravador e fazer muitas entrevistas com toda a família. Inventar histórias, gravar e fazer “altas produções”, com direito a teatrinho, sonoplastia, programas de rádio, TV e tudo mais, era uma grande diversão!

}

Além de escrever, sempre gostei de desenhar, pintar, recortar e colar. Desde criança, vivia lendo ou inventando histórias e “pintando o 7” por aí! Com curiosidade, experimentava diferentes materiais - lápis, canetas, tintas, pincéis, papéis, massas, colas e tesouras - e assim fui vivenciando o gosto pela leitura e pela arte. A ideia de ser professora, contar muitas histórias e fazer um livro foi se fortalecendo nos meus sonhos. Quando crescesse, era isso o que eu queria ser!

Formei-me professora. O primeiro trabalho foi no laboratório de Ciências e Estudos Sociais, em uma escola Montessoriana. Sorte minha! Fiquei apaixonada, pois ali podia dividir com os meus alunos tudo o que eu mais acreditava em minha vida: o respeito ao lugar em que moramos, o cuidado com as pessoas que dele compartilham e o exercício da cidadania com liberdade e responsabilidade.

Enquanto trabalhava como professora, formei-me em Comunicação Social, modalidade jornalismo, claro. Afinal, o que é uma jornalista, se não, uma grande contadora de histórias? O primeiro trabalho foi como redatora. Escrever, escrever, escrever... Logo depois, além de escrever, fui convidada para apresentar um programa de rádio dedicado à cultura, no qual encontrei a oportunidade de entrevistar e contar as histórias de muitos amigos da arte e da educação.

Então, unindo as minhas três paixões, educação, comunicação e arte, especializei-me em Arte Educação, com enfoque na Educação Infantil e Alfabetização. Tive a felicidade de ser mãe e acreditei, cada vez mais, na criança como o principal caminho para construirmos um mundo melhor. Comecei a dar aulas de Educação Artística e Literatura Infantil, percebendo que a arte é um veículo maravilhoso para a aprendizagem.

peixes

Passei a utilizar a Arte Educação em minhas aulas e comecei a escrever e ilustrar histórias para os meus alunos e minhas filhas. O tema inspirador foi o respeito à vida, o cuidado com o nosso planetinha tão maltratado e o exercício da cidadania. Com a crença inabalável no poder de transformação da criança e da leitura, tornei-me uma escritora e desenvolvi em meus trabalhos o conceito de Ecoliteratura e Arte Sustentável.

Hoje, além de escrever e ilustrar para as crianças, desenvolvo e coordeno projetos de incentivo à leitura como fator de desenvolvimento humano – capacitando estudantes, professores e gestores para atuarem como agentes de leitura e arte educadores - em escolas, empresas e espaços culturais. Promovo palestras, oficinas e cursos, compartilhando e multiplicando experiências literárias.

Ao longo desta trajetória, recebi reconhecimentos e prêmios importantes na área da literatura, educação, arte e gestão – razão de sentir-me ainda mais responsável por esta causa. Por isso, sempre é motivo de muita alegria saber que alguém (não importa se criança, adolescente, jovem, adulto ou já bem velhinho) leu um dos meus livros ou projetos e teve a curiosidade de me conhecer melhor, vindo até aqui para me visitar.

Muito prazer! Convido você a fazer uma grande e forte corrente em defesa da vida, a partir da educação, dos livros, da leitura e das artes. Só depende de nós! E então? Vamos dar as mãos? Entre que a casa é nossa...

Perfil Literário Histórico Profissional
mae-e-filho

Conheça meus livros