Ecoliteratura

O que é Ecoliteratura? É falar sobre sustentabilidade através dos livros de história e da arte sustentável, de forma lúdica e divertida. Água, Terra, Ar e Gente.


Esta é a marca do meu trabalho, estimulando as crianças a cuidarem do nosso planeta e da vida. São pequenas ações que podemos fazer dentro da nossa casa, escola ou empresa.

}

O que as crianças podem fazer para cuidar do planeta Terra?

Especialistas em Educação garantem que um dos mais eficazes recursos para a formação do ser humano é o velho e bom livro de história. Este recurso tão simples e tão acessível tem muito mais valor do que se imagina... Com ele estimulamos a criança a pensar sobre o que sente, o que faz e o que quer para si. As histórias que contamos e lemos para os nossos pequenos são construtoras (ou destruidoras) de valores que farão toda a diferença na vida adulta.

Abraçada a esta certeza, deixei que a Ecoliteratura e a Arte Sustentável entrassem em minha vida. Escrevo e ilustro histórias especialmente elaboradas para as crianças da Educação Infantil e séries iniciais - contadas com linguagem simples, pequenos textos e muitas imagens - que falam da vida e sobre como as crianças podem cuidar do que é seu a partir das pequenas atitudes. Dialogo com as crianças não somente sobre a preservação do meio ambiente, mas também sobre temas que levam à reflexão sobre a responsabilidade e a prática da cidadania.

Embora pareçam simples, à primeira vista, as histórias abordam temas complexos como: a escassez da água, o desmatamento, a chuva ácida, o consumo consciente, o respeito às diferenças, o exercício dos direitos e deveres. Para as ilustrações utilizo técnicas de artes plásticas que permitem o reaproveitamento de materiais e estimulam professores e alunos a reproduzirem os personagens e os cenários dos livros - de forma lúdica, divertida e sustentável. Origamis, colagens com sobras de papel, recortes de revistas usadas, construção com sucata, papel machê, sobras de tintas e colagens com elementos naturais, dentre outras artes, dão cor e vida às minhas histórias.

PlicPlicTocTocRecRec.png

Tenho a felicidade de ver os meus livros adotados em redes do ensino público, escolas privadas e projetos de Educação Ambiental de diferentes instituições, em todas as regiões do Brasil e em algumas cidades de Portugal. Visito inúmeras escolas e sempre me emociono com os projetos maravilhosos que encontro, desenvolvidos com tanto carinho por professores comprometidos com a educação e que acreditam na força da criança e da leitura para a construção de um mundo melhor. Só tenho a agradecer e a dizer que esta história não tem fim. Espero que os meus livros continuem levando muita Ecoliteratura e Arte Sustentável por aí...

Para terminar, um pedido... Se você, professor, mediador ou gestor, teve alguma experiência interessante com um dos meus livros, não deixe de me contar! Ficarei muito feliz em saber que colaborei um pouquinho com o seu trabalho. Envie o seu e-mail e as suas fotos. Será um prazer compartilhar a sua experiência no meu blog e na minha página do Facebook.

Canal AMA Leitura
crianca

Conheça meus livros