Resenha
Por Cris Quintas - escritora de literatura infantil, compositora e arte educadora (Recife - PE) - "A mãe terra nos dá tudo. O nosso alimento, água, remédios, madeira… E é o nosso lar, onde podemos observar as belas paisagens de mar, rios, ouvir o canto dos pássaros e dos outros animais. Na sua flora, respirar ar puro e sentir a sombra fresca das árvores. Precisamos cuidar muito dessa mãe...
“Terra-mãe” de Ana Maria de Andrade , que escreveu de uma forma simples sobre a natureza, mostrando a dor das plantas ao serem desmatadas, é uma boa reflexão para os leitores iniciantes sobre a natureza. Este é um livro descomplicado, apesar do tema complexo, porque não é fácil para uma criança entender a destruição da natureza, que elas tanto amam. O livro tem linguagem compreensível e envolvente e conta a história de Flô, uma linda flor ilustrada em origami, que vivia feliz em sua terra na companhia de pássaros e árvores, mas é surpreendida pela chegada do homem que desmata, caça, joga lixo e polui os rios.
Flô relata o seu sofrimento e a sua superação ao lado de um doce jardineiro e do pássaro Penugem, que lutam para reflorestar a Amazônia.
Terra-mãe ainda mostra o encontro de Flô com duas crianças indígenas que estão sorrindo para a natureza, na imagem ilustrada pela própria autora em um cenário de dobraduras e colagens que nos faz pensar que as figuras estão saltando do livro e chegando mais perto de nós!
Não percam essa dica de leitura, adorei!"
Atividades para as crianças no site:
Copyright 2013 - Todos os Direitos reservados a Ana Maria de Andrade
Desenvolvimento: www.digicriativa.com.br